OURO PRETO: ENTRE BOCAS E GÁRGULAS Torres da Capela da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e do Museu da Inconfidência ao entardecer. Fotografia: Luiz Cruz. A história é como uma corrente desgovernada que passa sobre as cabeças e, ao sabor de opiniões sempre trabalhadas pelas consciências do momento, vai recalcando certas figuras, fazendo emergir outras. Rui Mourão, Boca de Chafariz, p. 215. Ouro Preto conforma-se como o principal conjunto arquitetônico barroco das Américas. Naquele sítio tudo contribui para exaltar a dramaticidade barroca, a luminosidade, os morros íngremes, as neblinas pesadas, as igrejas edificadas em pontos estratégicos. Tudo nos surpreende e nos encanta. “A ‘surpresa’ é um dos principais fatores de apelo barroco para a cidade de Ouro Preto: deriva sempre de imprevisibilidade flagrante impressa no processo de apreensão do espaço urbano, fundamenta-se na alternância de imagens estéreis com grandes cenas que explodem repentinamen
OLIVEIRA – FESTA DO CONGO: PATRIMÔNIO IMATERIAL A alegria da libertação. O meu Terno dança o significado de andar na peia, dançando mais o corpo, fazendo que vai mas não vai. É a alegria da libertação e a recordação do modo como andava o peiado que eram os escravos. É também a lembrança da Santa que apareceu. Leonídio João dos Santos (PONTES, 2003, p. 23). Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Terno de Nossa Senhora Aparecida, Oliveira, 2022. Fotografia: Luiz Cruz. 1754 é a referência mais antiga de Oliveira e já em 1758 aparece notícia da existência de uma Capela de Nossa Senhora de Oliveira, “na paragem do Campo Grande.” Frei José da Santíssima Trindade registrou: [...] de pedra, com duas torres, e os portais e o presbitério de pedra mármore e as torres por acabar... No mesmo arraial, fazendo frente à capela, tem a de N.S. do Rosário, acabada de próximo e, perto da subida, tem uma ermida do Senhor dos