A Semana Santa e a Modernidade Para Alda Pinto de Menezes (in memoriam) são josé del-rei Bananeiras O Sol O cansaço da ilusão Igrejas O ouro na serra de pedra A decadência Oswald de Andrade, Roteiro de Minas, 1924 Tiradentes. Detalhe, desenho de Tarsila do Amaral, 1924. Acervo: MAC-SP. Tudo tem um começo. No caso da arte moderna brasileira, tivemos o pioneirismo de Anita Malfatti (1889-1964), a filha do casal Samuel Malfatti e Eleonora Elizabeth Krug, mais conhecida como “Betty”. Anita começou os estudos de pintura com a mãe, teve formação na Alemanha e nos Estados Unidos – na Arts Students League of New Yor k e na Independent School of Art . Sua primeira mostra individual passou despercebida, mas a segunda, intitulada Exposição de pintura moderna Anita Malfatti , realizada em São Paulo, no período de 12 de dezembro de 1917 a 11 de janeiro de 1918, causou grande incômodo ao púb
OLIVEIRA – FESTA DO CONGO: PATRIMÔNIO IMATERIAL A alegria da libertação. O meu Terno dança o significado de andar na peia, dançando mais o corpo, fazendo que vai mas não vai. É a alegria da libertação e a recordação do modo como andava o peiado que eram os escravos. É também a lembrança da Santa que apareceu. Leonídio João dos Santos (PONTES, 2003, p. 23). Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Terno de Nossa Senhora Aparecida, Oliveira, 2022. Fotografia: Luiz Cruz. 1754 é a referência mais antiga de Oliveira e já em 1758 aparece notícia da existência de uma Capela de Nossa Senhora de Oliveira, “na paragem do Campo Grande.” Frei José da Santíssima Trindade registrou: [...] de pedra, com duas torres, e os portais e o presbitério de pedra mármore e as torres por acabar... No mesmo arraial, fazendo frente à capela, tem a de N.S. do Rosário, acabada de próximo e, perto da subida, tem uma ermida do Senhor dos