Esmoleiros do Brasil: entre a ação caritativa, a devoção, o fazer, a arte e a cultura Óleo que benze e protege Água que lava e batiza Fogo que purifica e ilumina: A poesia divina envolve em incenso e névoa aquilo que é simples, delicado e ao humano do homem ofertado . Carlos Antônio Leite Brandão (Museu da Liturgia – Tiradentes-MG) Caixa esmoleira, madeira policromada, séculos XVIII/XIX. Acervo Ângela Gutierrez. Fotografia: Luiz Cruz. A exposição Deus lhe Pague – esmoleiros do barroco brasileiro ocorre no Museu de Sant’Ana, em Tiradentes-MG. Trata-se de oportunidade ímpar para se conhecer um acervo precioso e raro, mostrado pela primeira vez no Brasil. São 32 esmoleiros oriundos de Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo – da pequena caixinha de mesa para receber a moeda, às caixas de arruar, aos grandes baús e às mesas coletoras, construídos em madeira, ferro, folha de flandres, certos entalhados, policromados e com as de
OLIVEIRA – FESTA DO CONGO: PATRIMÔNIO IMATERIAL A alegria da libertação. O meu Terno dança o significado de andar na peia, dançando mais o corpo, fazendo que vai mas não vai. É a alegria da libertação e a recordação do modo como andava o peiado que eram os escravos. É também a lembrança da Santa que apareceu. Leonídio João dos Santos (PONTES, 2003, p. 23). Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Terno de Nossa Senhora Aparecida, Oliveira, 2022. Fotografia: Luiz Cruz. 1754 é a referência mais antiga de Oliveira e já em 1758 aparece notícia da existência de uma Capela de Nossa Senhora de Oliveira, “na paragem do Campo Grande.” Frei José da Santíssima Trindade registrou: [...] de pedra, com duas torres, e os portais e o presbitério de pedra mármore e as torres por acabar... No mesmo arraial, fazendo frente à capela, tem a de N.S. do Rosário, acabada de próximo e, perto da subida, tem uma ermida do Senhor dos