CONGADO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E ESCRAVA ANASTÁCIA SALVE MARIA. SALVE O ROSÁRIO! Capela Nossa Senhora das Mercês - Padre Ademir Longatti e os congadeiros, 2016. Foto: Luiz Cruz Tiradentes, a antiga Vila de São José, teve uma população de escravizados significativa e de diversas etnias: cabra, mina, angola, benguela, cabinda, cassange, congo e outras. Pretos eram os nascidos em solo da grande África; crioulos os que descendiam de origem africana pura – os nascidos no Brasil, de pais africanos. Os mulatos configuravam uma mestiçagem e a população branca, no século XVIII, agrupava menor número de pessoas, sendo poucos homens e raras mulheres. As referências documentais sobre os indígenas rarearam, “com algumas exceções importantes, esse foi o caso de Minas Gerais, pelo menos até a promulgação da Lei dos Índios em 1846.” (LIBBY, 2020, p. 162) Congadeiros em Tiradentes - 2017. Fotos: Luiz Cruz O Rol dos Confessados da Freguesia de Santo Antônio da Vila de São Jos
OLIVEIRA – FESTA DO CONGO: PATRIMÔNIO IMATERIAL A alegria da libertação. O meu Terno dança o significado de andar na peia, dançando mais o corpo, fazendo que vai mas não vai. É a alegria da libertação e a recordação do modo como andava o peiado que eram os escravos. É também a lembrança da Santa que apareceu. Leonídio João dos Santos (PONTES, 2003, p. 23). Reinado de Nossa Senhora do Rosário, Terno de Nossa Senhora Aparecida, Oliveira, 2022. Fotografia: Luiz Cruz. 1754 é a referência mais antiga de Oliveira e já em 1758 aparece notícia da existência de uma Capela de Nossa Senhora de Oliveira, “na paragem do Campo Grande.” Frei José da Santíssima Trindade registrou: [...] de pedra, com duas torres, e os portais e o presbitério de pedra mármore e as torres por acabar... No mesmo arraial, fazendo frente à capela, tem a de N.S. do Rosário, acabada de próximo e, perto da subida, tem uma ermida do Senhor dos