A Semana Santa e a Modernidade

 

 

Para Alda Pinto de Menezes (in memoriam)

 

 

 

 

são josé del-rei

 

Bananeiras

O Sol

O cansaço da ilusão

Igrejas

O ouro na serra de pedra

A decadência

                                  Oswald de Andrade, Roteiro de Minas, 1924

 

 

Tiradentes. Detalhe, desenho de Tarsila do Amaral, 1924. Acervo: MAC-SP.

 

Tudo tem um começo. No caso da arte moderna brasileira, tivemos o pioneirismo de Anita Malfatti (1889-1964), a filha do casal Samuel Malfatti e Eleonora Elizabeth Krug, mais conhecida como “Betty”. Anita começou os estudos de pintura com a mãe, teve formação na Alemanha e nos Estados Unidos – na Arts Students League of New York e na Independent School of Art. Sua primeira mostra individual passou despercebida, mas a segunda, intitulada Exposição de pintura moderna Anita Malfatti, realizada em São Paulo, no período de 12 de dezembro de 1917 a 11 de janeiro de 1918, causou grande incômodo ao público e principalmente à crítica de arte. A pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora apresentou um conjunto de obras impactantes, executado sob a inspiração do expressionismo.

A forte rejeição à sua obra, fez com que logo se conformasse o Grupo dos Cinco: com a participação de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. A partir daí, realizou-se, então, a Semana de Arte Moderna, abrigada no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922. Embora tenha sido apenas uma semana, tal exposição ecoa até nossa contemporaneidade, pelo impacto das obras apresentadas.

 

Cartaz de divulgação da Semana de Arte Moderna de 1922. Autor: Emiliano Di Cavalcanti.

 

A França concentrava todas as atenções das produções artísticas, principalmente das artes visuais e da literatura, conseguia influenciar sobremaneira a intelectualidade tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo. Após a Semana de Arte Moderna, em 1923, em Paris, Oswald de Andrade (1980-1954) e Tarsila do Amaral (1886-1973) se encontraram com o poeta e romancista franco-suíço Blaise Cendrars (1887-1961) – pseudônimo de Fréderic Louis Sauser, que era casado com Raymone. Intelectual com trajetória reconhecida, influente no universo artístico francês e que facilitou a introdução dos dois brasileiros aos ateliês, grupos e no meio artístico parisiense.

 

Carte d’identité preenchida por Cendrars, como brincadeira e oferecida à Tarsila.  (AMARAL, 1997, p. 17)

 

O trio Cendrars, Amaral e Oswald teve integração perfeita, ambos reconheceram o potencial de cada um e se influenciaram mutuamente. Tarsila com seu porte elegante e beleza singular, logo conquistava a atenção dos franceses, o que foi um aspecto facilitador para os contatos. Por iniciativa de Paulo Prado, incentivado por Oswald de Andrade, Cendrars foi convidado a passar uma temporada no Brasil.

 

  

Tarsila do Amaral. Fotografia sem data, disponíveis na internet.

 

Tarsila do Amaral. Auto-Retrato, ou Manteau Rouge, pintura, óleo sobre tela, 1923. Fotografia: Romulo Fialdini.

 

O franco-suíço embarcou no Le Formose e chegou ao Rio de Janeiro, nos primeiros dias de fevereiro de 1924. Teve problema para desembarcar, pois na Primeira Guerra Mundial, em 1915, foi mutilado e perdeu o braço direito. Acabou em situação constrangedora, porque a polícia portuária brasileira não queria permitir a entrada no país de um homem sem braço e tudo que se precisava naquela ocasião eram braços para o trabalho pesado. Ao saudá-lo, em São Paulo, coube a Mário de Andrade dar as boas-vindas e amenizar o desconforto ocorrido no seu desembarque. Faltava-lhe um braço, mas lhe sobravam ânimo, talento, maturidade intelectual e vontade para encontrar o Brasil, muito além dos aspectos do exotismo que atraia a atenção dos estrangeiros.

 

A Caravana de intelectuais em Minas

Depois de passar o Carnaval no Rio de Janeiro, os amigos de Cendrars decidiram conhecer a Semana Santa em Minas Gerais. Embarcaram na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, rumo a Barbacena. Tiveram uma parada extensa e cansativa em Barroso. Finalmente, chegaram à estação de São João del-Rei. Mário de Andrade já tinha percorrido este trajeto e conduzia tudo, a mostrar a paisagem e contar os casos históricos mineiros. 

   

A Caravana Modernista em Minas. Da esquerda para a direita: Gofredo, Cendrars, Mário de Andrade, Olívia Penteado, Nonê, Tarsila e Oswald de Andrade. 1924. (AMARAL, 1997, p.66).


Instalados, a caravana era composta por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Oswald de Andrade Filho (Nonê), Tarsila do Amaral, Olívia Penteado, René Thiollier, Gofredo da Silva Telles e Cendrars. De São João del-Rei, embarcaram de trem para Tiradentes algumas vezes. A sede do município da antiga Vila de São José já vivenciava forte abalo econômico, em consequência do esgotamento das minas auríferas e a mudança de muitas famílias para outras localidades, em busca de novas possibilidades de produção e sobrevivência. Provavelmente, Tiradentes tenha sido a cidade que mais sensibilizou os modernistas, pelo estado de arruinamento do seu conjunto arquitetônico, mas ainda bastante próximo de sua concepção urbanística dos primeiros anos do século XVIII.

Tarsila circulou pela cidade. No Chafariz de São José desenhou a paisagem da Matriz de Santo Antônio e as crianças que lá brincavam. Visitou a Capela de Nossa Senhora do Rosário, desenhou o seu púlpito e apreciou o teto pintado pelo alferes e professor de pintura Manoel Victor de Jesus. Ela registrou:


As decorações murais de um modesto corredor do hotel; o forro das salas, feito de taquarinhas coloridas e trançadas; as pinturas das igrejas, simples e comoventes, executadas com amor e devoção por artistas anônimos; o Aleijadinho, nas suas estátuas e nas linhas geniais da sua arquitetura religiosa, tudo era motivo para as nossas exclamações admirativas. Encontrei em Minas, as cores que adorava em criança. Ensinaram-me, depois, que eram feias e caipiras. Segui o ramerrão do gosto apurado...” (AMARAL, 1997, p.71).

 

Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Tiradentes-MG. Visitada por Tarsila do Amaral, em 1924. Fotografia: Luiz Cruz.

 

 
Púlpito da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Tiradentes-MG. Foi desenhado por Tarsila do Amaral, em 1924. Fotografia: Luiz Cruz.

 

 

Teto em caixotão, pintado por Manoel Victor de Jesus, Capela de Nossa Senhora do Rosário, Tiradentes-MG. Obra admirada por Tarsila do Amaral, 1924. Fotografia: Luiz Cruz. 

 

Tiradentes. Desenho de Tarsila do Amaral, 1924.

 

Tarsila do Amaral. Desenho de Blaise Cendrars, São Paulo, 1924.

 

Enquanto Tarsila admirava as cores, os contrastes, as texturas, as formas e a paisagem da cidade, Cendrars visitou a Cadeia de Tiradentes e lá conheceu o homem que já estava preso há dezoito anos, por ter matado e comido o coração de um dos seus concorrentes na Viação Sul-Mineira, em Divinópolis. E ficou anotado:


“Oh! Vous tous, écoutez, écoutez...” “Je l’ai rencontré dans la apetite prison des Tiradentes, um dimanche de Pâques. C’était um blanc. Il y avait dix-huit ans qu’il était en prison...” (AMARAL, 1997, 68).

 

Cadeia de Tiradentes, onde Blaise Cendrars encontrou o homem que matou o  rival e comeu seu coração. Fotografia: Laboratório Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos, Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, década de 1960. 

 

A história do crime antropofágico deixou o poeta maravilhado e o influenciou em seus escritos. Mais tarde, em 15 de março de 1926, Cendrars, publicou o conto Elogio da Vida Perigosa – O Lobisomem de Minas. Onde apresenta a história do ferroviário de vida dedicada à construção da linha férrea e outras atividades realizadas na Estrada de Ferro Sul-Mineira e foi indicado a ocupar o cargo de inspetor-geral. No dia da inauguração da estrada e seu primeiro dia de trabalho, antes de chegar à estação, avistou o seu rival, subitamente arrancou o seu punhal pernambucano e se atirou sobre o homem, abriu-lhe o peito, arrancou o coração e o devorou. O conto integra o conjunto de textos do autor, publicados no livro ETC..., ETC... (UM LIVRO 100% BRASILEIRO), lançado pela Editora Perspectiva e a Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Obra que inspirou o cineasta José Sette Barros, para a realização de Um filme 100% brazileiro, parte gravada em Tiradentes, em 1985.

Oswald de Andrade circulou e apreciou detalhes que só os poetas refinados conseguem perceber e transformar em poesia, dos mínimos detalhes a ampla paisagem de Tiradentes, com a Serra de São José a abraçar o conjunto arquitetônico:

 

semana santa

A matraca alegre

Debaixo do céu de comemoração

Diz que a Tragédia passou longe

O Brasil é onde o sangue corre

E o ouro se encaixa

No coração da muralha negra

Recortada

Laminada

Verde


Oswald de Andrade, Roteiro de Minas, 1924

 

A que tudo indica, Oswald de Andrade conseguiu visitar o Solar Padre Toledo, onde viveu o vigário de São José e o líder do movimento da Conjuração Mineira, na Comarca do Rio das Mortes:

 

casa de tiradentes

A Inconfidência

No Brasil do ouro

A história morta

Sem sentido

Vazia como a casa imensa

Maravilhas coloniais nos tetos

A igreja abandonada

E o sol sobre muros de laranja

Na paz do capim

Oswald de Andrade, Roteiro de Minas, 1924

 

Durante certo período, acreditava-se que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, teria vivido no Solar Padre Toledo, mas tal informação não procede.

A antropofagia cultural e o ato antropofágico do ferroviário deixaram o poeta encantado. De lá para cá e vice-versa, os modernistas aproveitaram a oportunidade e visitaram também as Águas Santas, no sopé da Serra de São José, ponto já conhecido desde meados do século XIX:

 

Para além dos morros setentrionais, ficam as Caldas ou Termas de São José, mais conhecidas como Águas Santas. Segundo Mr. Copsy, as fontes têm uma temperatura de 22,2º e são ricas em carbonato de sódio, comparou-as às de Buton (33,3º F.), boas para o reumatismo e ricas em muriato de magnésio e sódio. (BURTON, 1976, p.130). 

 

O Balneário de Águas Santas logo se tornou uma boa referência de Tiradentes e era frequentado por moradores, visitantes e grupos que vinham se tratar com as suas águas termais. Os modernistas passearam e absorveram tudo que foi possível.

 

Balneário de Águas Santas, Tiradentes-MG. Sem autoria. Década de 1930. Disponível na internet.

 

 

Rapazes de Tiradentes no Balneário de Águas Santas, Tiradentes-MG. Sem autoria.  Década de 1960. Acervo IHGT e disponível na internet. 

 

E o tempo passou rápido e chegou a Sexta-Feira da Paixão de São João del-Rei, uma das mais comoventes de Minas Gerais:

 

                                procissão do enterro

                                A Verônica estende os braços

                                E canta

                                O pálio parou

                                Todos escutam

                                A voz na noite

                                Cheia de ladeiras acesas

        Oswald de Andrade, Roteiro de Minas, 1924

 

O profundo respeito, o perfume do rosmaninho no chão das igrejas, o silêncio das torres, o ecoar as matracas, os panos roxos a cobrir os retábulos. É um dia propício para se rememorar as dores, a paixão e a morte de Cristo. No dia seguinte, tudo se transformou e se coloriu de alegria:

 

sábado de aleluia

Serpentes de fogo procuram morder o céu

E estouram

A praça pública está cheia

E a execução espera o arcebispo

Sair da história colonial

 

Longe vai tempo soltaram a lua

Como um balão de dentro da serra

 

Judas balança caído numa árvore

Do céu doirado e altíssimo

 

Jardins

Palmeiras

Negros

 

Oswald de Andrade, Roteiro de Minas, 1924

 

 

Era Domingo de Páscoa, domingo festivo e Thiollier registrou:

 

Às dez horas, os sinos tangeram e a missa, na matriz, começou com grande ostentação de luxo, fulguração de magnificências, o templo entupido, fartamente iluminado, os altares adornados, floridos, os sacerdotes vestindo suas vestes de damasco e renda. Seguiam a procissão. (AMARAL, 1997, p.63).

 

Entre Tiradentes e São João del-Rei, os integrantes da Caravana Modernista de 1924 vivenciaram momentos espetaculares de mobilização em torno da religiosidade. Ao caminhar por uma rua do centro da cidade e acompanhar os repiques de sinos das várias torres das igrejas são-joanenses, Cendrars não conteve as lágrimas.

De São João del-Rei partiram para outras paradas mineiras e visitaram Ouro Preto, Mariana, Sabará, Belo Horizonte, Lagoa Santa, Divinópolis e Congonhas. Tarsila executou pelo menos um desenho de cada cidade, enquanto os poetas dedicaram poemas a elas.

Encontraram com Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava em Belo Horizonte, lugar que inspirou Mário de Andrade a redigir um dos poemas mais contemplativos da cidade e partir para um tour imaginário por tantos cantos e cenários das Minas Gerais, em seu Noturno de Belo Horizonte:

                       

                            [...]

                            Minas Gerais de assombros e anedotas...

                            Os mineiros pintam diariamente o céu de azul

    Com pincéis das macaúbas folhudas.

    Olhe a cascata lá!

    Súbita bombarda.

    Talvez folha de arbusto

    Ninho de tenenem que cai pesado,

    Talvez o trem, talvez ninguém...

    As águas se assustaram

    E o estouro dos rios começou.

    [...]

                           Mário de Andrade, Noturno de Belo Horizonte, 1924

 

A Caravana Modernista encontrou Minas e os seus bens culturais diversos, da arquitetura, escultura, talha, pintura à música. A experiência vivenciada em Minas Gerais influenciou a todos, mas em especial Blaise Cendrars e Tarsila do Amaral. Lá se foi o 1924 e agora estamos em 2024, um século se passou e ainda estamos aqui a refletir sobre o impacto cultural que estes viajantes vivenciaram e absorveram.

 

São João del-Rei. Desenho de Tarsila do Amaral, 1924.

 

Tudo repercutiu e foi após a imersão em Minas e suas cidades mais antigas que se passou a pensar na proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Mário de Andrade recebeu o convite para redigir o pré-projeto para a criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1936. Como homem de vasta cultura e bom conhecedor do Brasil, elaborou documento amplo, a contemplar a materialidade e a imaterialidade do nosso patrimônio.

Em consequência de um fato político, conhecido como Golpe do Estado Novo, de 1937, um golpe militar efetuado com a liderança do então presidente Getúlio Vargas, sob os auspícios das forças armadas e ocorrido a 10 de novembro, no dia 30 do mesmo mês e ano, saiu o Decreto-Lei Nº 25, que constituiu o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e organizou sua proteção – legislação assinada por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema.

 

Torre Eiffel (1913), pintura, óleo sobre papelão, frente e verso, de Blaise Cendrars,  ofertada a Tarsila do Amaral em 1923.Acervo: Pinacoteca do Estado, SP. 

 

A história do antigo SPHAN perpassa pelo próprio Movimento Modernista Brasileiro. Seu primeiro diretor foi o advogado, pesquisador, jornalista e ensaísta mineiro Rodrigo Mello Franco de Andrade (1898-1969), indicado para o cargo por Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Na primeira fase do SPHAN, o órgão contou com colaboradores ilustres como Gilberto Freire, Heloísa Alberto Torres, Luiz de Castro Faria, Oscar Niemeyer, Pedro Luiz Correia de Araújo e Sérgio Buarque de Holanda. Tantos outros se dedicaram à instituição como profissionais, dentre eles: Alda Pinto de Menezes, Airton Carvalho, Alcides da Rocha Miranda, Augusto Carlos da Silva Teles, Carlos Drummond de Andrade, Edgar Jacinto da Silva, Edson Motta, José de Souza Reis, Judith Martins, Lígia Martins Costa, Lúcio Costa, Luís Saia, Miram de Barros Latif, Paulo Thedim Barreto e Sylvio de Vasconcellos.

Logo em 1937, o SPHAN, lançou o primeiro número da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a primeira publicação dedicada à Arte do Brasil, a apresentar pesquisas incentivadas pelo próprio diretor Rodrigo Mello Franco de Andrade. Em 1938, ocorreu o tombamento federal do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico das cidades de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, São João del-Rei, Serro e Tiradentes.

 A história da Arte Moderna no Brasil e a história da preservação do patrimônio cultural brasileiro se vincularam para sempre. E agora, é a hora de celebrarmos o centenário da Caravana Modernista em Minas Gerais e sua repercussão em tantas áreas distintas na cultura brasileira.

 

Luiz Antonio da Cruz

 

Agradecimentos: Escritório Técnico do IPHAN-Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves, Instituto Cultural Biblioteca do Ó, Semana Criativa de Tiradentes, São João del-Rei Transparente, Secretaria Municipal de Cultura de Tiradentes.

 

 Referência:

AMARAL, Aracy A. Blaise Cendrars no Brasil e os modernistas. São Paulo: Editora 34, Fapesp. 1997.

AMARAL, Aracy A. Blaise Cendrars no Brasil e os modernistas. São Paulo: Martins Editora, 1968.

ANDRADE, Mário de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Martins, Brasília: INL, 1975.

ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Rio de Janeiro: Vida Melhor, 2009.

ANDRADE, Mário. Correspondência Contumaz: Cartas a Pedro Nava, 1925-1944. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

ANDRADE, Mário. Poesias completas. São Paulo: Martins, Brasília INL, 1972.

ANDRADE, Oswald de. Obras Completas – Poesias reunidas. Um homem sem profissão sob as ordens de mamãe. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1971.

ANDRADE, Oswald de. Obras Completas – Um homem sem profissão sob as ordens de mamãe. São Paulo: Globo, SEC-SP, 1990.

ANDRADE, Rodrigo Melo Franco de. Rodrigo e o SPHAN. Rio de Janeiro: MinC, SPHAN, Pró-Memória, 1987.

ANDRADE, Rodrigo Melo Franco de. Rodrigo e seus tempos. Rio de Janeiro: MinC, SPHAN, Pró-Memória, 1986.

BURTON, Richard. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

BOMENY, Helena. Um poeta na política – Mário de Andrade, paixão e compromisso. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

CAVALCANTI, Lauro. (Org.). Modernistas na Repartição. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, MinC, IPHAN, 2000.

CAVALCANTI, Lauro. As preocupações do belo. Rio de Janeiro: Taurus Editora, 1995.

CAVALCANTI, Lauro. Moderno e Brasileiro – a história de uma nova linguagem na arquitetura (1930-60). Rio de Janeiro: Jorge Zahar d., 2006.

CENDRARS, Blaise. Etc..., Etc... (Um livro 100% BRASILEIRO). São Paulo: Editora Perspectiva, SCCT-SP, 1976.

MICHAUD-LARIVÈRE, Jérôme. Hoje Cendrars parte para o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PRADO, Yan de Almeira. A Grande Semana de Arte Moderna. São Paulo: Edart Livraria Editora Ltda, 1976.

REVISTA DO SERVIÇO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Rio de Janeiro: Número 2, 1938.

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