PALHAÇADA EM TIRADENTES

Luiz Cruz
      
“– Hoje tem Palhaçada? – Tem sim Senhor! – Hoje tem Alegria? – Tem sim Senhor! – Hoje tem Dona Leonor? – Tem sim Senhor!”
Segunda-feira de Carnaval é dia do Bloco Palhaçada, que percorre as ruas de Tiradentes. Palhaços de várias idades, tamanhos e cores invadem a cidade que transborda charme e diversão.
A frente do Bloco Palhaçada está a professora Dona Leonor, sua idealizadora. Ela é figura presente em tudo da vida cotidiana da cidade. Do alto de sua longevidade, tem ânimo ímpar para acompanhar os ventos culturais locais. É a única sócia-fundadora do Instituto Histórico e Geográfica viva e participante da instituição. Grande incentivadora e colaboradora da APAE de Tiradentes. Figura presente nos diversos eventos culturais do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves. Não perde uma missa dominical e nenhuma procissão. Presença querida em todas celebrações. Adora viajar pelo Brasil e pelo exterior, gosta de conhecer cantinhos de países com rico patrimônio cultural.  À primeira vista, quem a vê não tem ideia da energia que tem. - Acha que ela participa só do seu bloco? - Está enganado! Ela aproveita, sai em todos e com prazer imensurável. 
A professora de Língua Portuguesa era rigorosa na sala de aula, passava toneladas de tarefas, muitas leituras e exigia trabalhos bem feitos; abriu muitos caminhos e continua dando provas de que para ser feliz e se realizar, basta querer e enfrentar os desafios. Ela, a já octogenária Dona Leonor, continua a ensinar com seus exemplos, especialmente suas atitudes positivas, de estar em contato com os jovens e ajudar, sempre. Há onze anos, ela queria fazer algo para que as crianças de Tiradentes tivessem um momento para a diversão no Carnaval e criou o Bloco Palhaçada, o tempo passou rapidamente, agora seu bloco arrasta milhares de palhaços – crianças de variadas idades... Nossa querida professora de Língua Portuguesa segue fazendo a diferença por cada lugar que passa e imprime sua marca de Alegria e prazer pela Vida.
A concentração do Bloco Palhaçada será na segunda-feira, dia 24 de fevereiro, no Largo das Mercês e a saída às 17h. Você não pode perder a 11ª edição do bloco mais querido da região.  É só chegar e cair na folia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicações sobre patrimônio cultural e ambiental de Tiradentes e região - abordando o patrimônio material e imaterial.

Postagens mais visitadas.