Música & Mineiridade – As tradicionais bandas de música são traços expressivos da identidade cultural de Minas Gerais. Nenhum mineiro que se preste resiste ao encantamento dos dobrados e dos arranjos compostos para essa conformação. Em Belo Horizonte, em algumas das edificações públicas da Praça da Liberdade, foi criado o Circuito Cultural e a própria praça é atrativo significativo da cidade. Bem ao centro se encontra um dos mais conhecidos “coretos” mineiros, instalado para receber as bandas musicais e outras apresentações. Trata-se de elemento componente do “Conjunto Arquitetônico e Paisagístico” tombado pelo IEPHA-Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, através do Decreto nº 18.531, de 2 de junho de 1977. O coreto foi projetado em 1904, por Edgar Nascentes Coelho para ser o “Pavilhão da Música” e provavelmente é o único elemento remanescente do projeto original da praça – local que abrigou inúmeras festividades e manifestações, como a ocorrida a 12 de dezembro de 1897, a inauguração da nova capital mineira.


Coreto da Praça da Liberdade, Belo Horizonte-MG.

Em estilo eclético, com estrutura metálica trazida da Europa, tem a base em alvenaria, com tijolinhos pintados. O formato é octogonal, seu piso apresenta linhas pretas que convergem para o centro, onde se encontra um círculo branco com uma estrela de oito pontas em tom vermelho intenso. Seu guarda-corpo é em barras metálicas, retas, as hastes sustentam a cobertura abobadada, que é encimada por uma grimpa onde se destacam flores estilizadas. No interior da cobertura, no teto em madeira, salienta-se o desenho octogonal. As cantoneiras e o remate que circundam as hastes formam desenhos em oito e volutas. As soluções empregadas na concepção desse coreto são leves e sobretudo elegantes.

Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, 31/5/2022, Praça da Liberdade. Foto: Luiz Cruz.

Esse coreto já passou por intervenções de restauração, a última ocorreu em 2013, quando se realizou a impermeabilização da fundação e do piso interno do porão.


Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, 31/5/2022, Praça da Liberdade. Foto: Luiz Cruz.

Esse é um dos coretos mais simbólicos de Minas, há outros tanto quanto, como o de Caxambu, o de Mariana ou o de São João del-Rei. Nas últimas décadas as bandas de música não têm se apresentado mais em coretos, elas preferem tocar bem mais próximas ao público, como essa apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte, que inundou a Praça da Liberdade de boa música e alegria; quem passou por lá ficou com mais orgulho por ser mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicações sobre patrimônio cultural e ambiental de Tiradentes e região - abordando o patrimônio material e imaterial.

Postagens mais visitadas.