NHÁ CHICA: A MÃE DOS DESAMPARADOS


Fotografia de Nhá Chica, século XIX - 
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - Rio de Janeiro-RJ

Nhá Chica nasceu em 1808, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João del-Rei-MG. Bem cedo sua família se mudou para Baependi-MG – que fora elevada à cidade pela lei provincial Nº 759, em 2 de maio de 1856. Nessa localidade viveu até falecer, a 14 de junho de 1895.


                      
Fotografia de Nhá Chica, século XIX - 
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - Rio de Janeiro-RJ

Filha e neta de escravizados, não teve oportunidade para conhecer as letras, mas herdou da mãe a fervorosa devoção à Nossa Senhora da Conceição. Viveu em um casinha bem singela, ajudou a combater a miséria e com suas orações aliviar o sofrimento dos que a procuravam. Mesmo em sua simplicidade, conseguiu edificar a Capela de Nossa Senhora da Conceição que agora, reformada e ampliada, recebe muitos visitantes.

                            

Capela de Nossa Senhora da Conceição, edificada por  Nhá Chica - Baependi-MG

Na década de 1950 teve início o processo de beatificação de Nhá Chica, interrompido e retomado algumas vezes; até que a 14 de janeiro de 2011, o Papa Bento XVI a reconheceu como “virtuosa” e a 04 de maio de 2013 se efetivou sua beatificação.


                             

                             Santuário de Nossa Senhora da Conceição e Nhá Chica - Baependi-MG

Nhá Chica é uma das novas devoções e que cresce entre os fiéis que lhe pedem graças e proteção. Sua iconografia é a representação de uma senhora em pé, com veste longa sem detalhes, lenço a cobrir a cabeça e segurar o Terço. Como descendente de escravizados, tem a tez escura. Em São João del-Rei, sua terra natal, o 14 de junho foi declarado Dia de Nhá Chica, celebrado com feriado municipal, através da Lei 5.546. O local que existiu a capela onde fora batizada, nas margens do Rio das Mortes Pequeno, encontra-se sítio arqueológico, vale uma visita para conhecer, apreciar e meditar.

                          

              Nhá Chica no Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos -  São João del-Rei-MG


Oração à Santa Nhá Chica: Creio em Deus Pai todo poderoso e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor. Creio na Santa Igreja Católica e em Maria Imaculada, Nossa Senhora, que levantou entre nós Francisca de Paula Jesus, que de menina órfã se tornou serva de Deus. Não lia, mas conhecia a verdade. Andava sempre com a imagem da Virgem e com o Terço na mão. Seus olhos olhavam Maria, sua boca falava com a Mãe e construiu igreja para ela. Curou doentes do corpo, alimentou os famintos e cuidou de crianças sem lar. Creio na intercessão de Nhá Chica que orou e o trem parou, achou objetos perdidos, via no escuro o futuro, ficava suspensa do chão, soltou perfume ao morrer e morta operou milagres. E levantada, Francisca se tornou modelo de fé, de caridade e devoção à Nossa Senhora. O povo pedia-lhes graças e Deus atendia com chuvas de bênçãos do céu. E se fez assim poderosa a intercessão de Nhá Chica. Portanto, eu creio com fé nos santos favores celestes da piedosa e bem aventurada Francisca para curar, benzer e alcançar todo tipo de graça, principalmente a que preciso neste momento...! Amém.”

 Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Salve Rainha e fazer o sinal da Cruz.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicações sobre patrimônio cultural e ambiental de Tiradentes e região - abordando o patrimônio material e imaterial.

Postagens mais visitadas.