TIRADENTES-MG – TRADICIONAL JUBILEU DA SANTÍSSIMA TRINDADE

No próximo dia 17 de junho, completa-se 60 anos que a Capela da Santíssima Trindade fora elevada a Santuário da Santíssima Trindade, por iniciativa do primeiro bispo da Diocese de São João del-Rei, D. Delfim Ribeiro Guedes. De acordo com documentação do Arquivo Histórico Ultramarino, a edificação da capela pioneira fora iniciativa do ermitão Antônio Fraga, que recebeu provisão a 2 de janeiro de 1776. Coube ao Tenente João Antônio de Campos a iniciativa de ampliar a capela, ao pintor e arquiteto Manoel Victor de Jesus traçar o novo projeto, conforme recibo por ele lavrado e assinado, em 1810. Não há como esquecer de outro personagem que tanto colaborou para as obras e manutenção da capela: Policarpo Rocha, que era um grande benemérito da cidade.


Festa da Santíssima Trindade, 1940. Acervo Santuário da Santíssima Trindade, Tiradentes-MG.

No século XX, no vicariato do padre José Bernardino de Serqueira, o Jubileu cresceu e se tornou a maior festividade religiosa da região e com os recursos obtidos, fazia a manutenção e as obras dos monumentos da Paróquia de Santo Antônio. Esse padre executou diversas intervenções para dotar a Capela da Santíssima com equipamentos e recursos para atender o grande fluxo de romeiros, como a caixa d’água, o salão do leilão de prendas com o coreto para a música e as torneiras no paredão da entrada, com água da Serra de São José.

Santuário da Santíssima Trindade, em 12 de junho de 2022. Foto: Luiz Cruz.

O cineasta Paulo Gil Soares, em seu filme “As proezas de satanás na Vila do Leva e Traz”, de 1967, fez um registro memorável, a vinda dos romeiros vindos de diversas localidades, que chegavam em automóveis, caminhões e também no trem. Tiradentes recebia milhares de romeiros e o jubileu movimentava a fé e a economia.

Jubileu da Santíssima Trindade, em 12 de junho de 2022.  Tiradentes-MG. Foto: Luiz Cruz.

A cada ano, o Jubileu se adequou às circunstâncias do país. Como tinha crescido substancialmente, com as barraquinhas a chegar até o Largo do Sol, coube ao Ministério Público Federal intervir e orientar para a segurança dos romeiros e também do “Conjunto Arquitetônico e Urbanístico” local, que é tombado pelo IPHAN, desde 1938.

Jubileu da Santíssima Trindade, em 12 de junho de 2022.  Tiradentes-MG. Foto: Luiz Cruz.

Jubileu da Santíssima Trindade, em 12 de junho de 2022.  Tiradentes-MG. Foto: Luiz Cruz.

Jubileu da Santíssima Trindade, em 12 de junho de 2022.  Tiradentes-MG. Foto: Luiz Cruz.

  
Jubileu da Santíssima Trindade, em 12 de junho de 2022.  Tiradentes-MG. Foto: Luiz Cruz.

Recentemente, a edificação do Santuário passou por ampla obra e “REFORMA”, com o apoio financeiro do BNDES e a edificação ficou interditada. Mas, em tenda, tudo transcorreu como sempre. No período crítico da pandemia da Covid-19, a Jubileu não pôde ser realizado.

                       

Klebinho, no adro do Santuário da Santíssima Trindade, em  12 de junho de 2022. Foto: Luiz Cruz.

Em 2022 ocorre a realização o Jubileu da Santíssima Trindade. Subimos para registrar, a acreditar que seria um retorno com milhares de romeiros. Nosso primo Klebinho, que nasceu e sempre viveu no Bairro da Santíssima, observou “que nunca tinha visto o Jubileu tão vazio”. Nas barracas, pode-se encontrar de tudo que está em evidência e no gosto popular. Mas, provavelmente, a diminuição de romeiros e barraqueiros tenha sido em consequência da acentuada crise econômica. Afinal, no Brasil de 2022, mais de 31 milhões de brasileiros estão sem o que comer. Apesar de tudo, tantos devotos fazem sacrifícios e aqui chegam para homenagear, pedir e agradecer ao Deus Pai, ao Deus Filho e ao Espírito Santo. Que todos retornem bem para suas casas e que a Santíssima Trindade derrame suas bençãos sobre todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicações sobre patrimônio cultural e ambiental de Tiradentes e região - abordando o patrimônio material e imaterial.

Postagens mais visitadas.